7 Passos para quem quer mudar de carreira em 2021

Jan 13, 2021        

Milton
7 Passos para quem quer mudar de carreira em 2021

Se tem uma coisa que 2020 nos trouxe foi reflexão.

Quem ficou dentro de casa e cumpriu o distanciamento, não teve muito escolha a não ser olhar para dentro e questionar nossa rotina e a forma como utilizamos nosso bem mais precioso - o tempo.

Alguns perderam o emprego que amavam, outros aproveitaram a oportunidade para iniciar um sonho…

...Uns valorizaram ainda mais onde estavam, outros perceberam o que os incomodavam no trabalho e passaram a tomar ação…

...Outros ainda estão na busca para entender para onde querem ir.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa norte-americana, a Joblist's Midlife Career Crisis, realizada em 2020, os cinco principais motivos pelos quais as pessoas decidem trocar de emprego são:


1. Melhor pagamento: 47%
2. Nível de stress: 39%
3. Melhor equilíbrio entre trabalho e lazer: 37%
4. Busca por novos desafios: 25%
5. Perda de interesse no setor atual: 23%

Algumas pessoas podem ler essa informação de forma contraditória – se você quer ser mais bem pago, deve ter mais responsabilidade e, consequentemente, maior nível de stress. Mas isso não é verdade. A pandemia do Covid-19 veio para quebrar muitos paradigmas - e esse é um deles.

Independente de qual etapa do seu processo você esteja, todos nós vamos - ou pelo menos devíamos - avaliar de tempos em tempos nossa jornada e entender se estamos passando a maior parte do nosso dia fazendo algo que faça sentido para nós mesmos ou apenas “empurrando com a barriga”.

Foi pensando nisso que a Venture People resolveu trazer um passo-a-passo da busca por uma nova carreira.


1. Olhe pra dentro.

Quais são seus interesses e habilidades? Utilize a ideia de ikigai. Entenda quais são seus pontos fortes e fracos – o que faço com segurança e certa facilidade; o que tenho dificuldade e pouca vontade e o que tenho dificuldade, mas quero me aprofundar. A partir de uma análise “SWOT” sobre você mesma.


2. Pesquisar possibilidades de carreiras.

Uma vez que você conseguiu identificar seus pontos fortes e fracos e os quais gostaria de desenvolver, você terá mais facilidade de entender quais vagas disponíveis fazem mais sentido pra você.


3. Pesquisar empresas.

Não adianta você achar a posição ideal se não encontrar um setor e/ou uma empresa que esteja alinhado com seus valores e interesses. Se você quer ter sucesso em qualquer ramo, você precisa adquirir conhecimento na área. Preste atenção nos conteúdos que costuma consumir nas horas vagas e busque entender se o setor em questão pode ser sua melhor escolha. Além disso, a partir da atividade desenvolvida sobre suas habilidades, coloque os valores mais importantes para você no papel e entenda qual empresa está falando a mesma língua que você.


4. Entre em contato.

O LinkedIn é uma das ferramentas mais úteis para objetivos profissionais – se não a mais importante. Pesquise por pessoas que estejam em cargos que você busca ingressar nas empresas que elencou lá no ponto 3. Valide se o que captou de informação sobre a empresa de fato acontecem no dia-a-dia e pergunte sobre o processo de recrutamento - quantas etapas, perguntas que fazem e Soft Skills que buscam - os Hard Skills devem estar presente na descrição da vaga. Além de validar suas expectativas sobre o trabalho em si, você ainda dá visibilidade ao seu nome no momento da entrevista, caso essas pessoas as quais contatou fizerem parte do time ou conhecerem as pessoas que fazem na empresa desejada.


5. Nunca pare de estudar.

Apesar de ser algo “manjado”, sabemos do desafio de conciliar os estudos com o trabalho. O bom profissional não é aquele que tem um talento natural, mas aquele que tem humildade e está sempre procurando aprender mais – afinal, SEMPRE há algo a mais para aprender. E é essa mentalidade que fará o diferencial, trazendo insights ou soluções diferentes para a resolução de problemas. Além disso, se mostrar interessado e ativo em relação a certa vaga é visto com (muito) bons olhos pelos recrutadores.


6. Tenha paciência.

Você pode até achar um atalho, mas, vide exceções, o atalho pode te deixar mais confuso ou tornar sua caminhada até seu objetivo - sua nova carreira - mais distante. O importante é andar um passo de cada vez e com foco. Quanto mais complexa nossa sociedade se torna, mais importante é o foco em uma tarefa de cada vez, para obter sucesso. Como diz o provérbio chinês “Quanto mais pressa, menor a velocidade”.


7. Foque no Storytelling.

Uma das maiores dificuldades que você pode encontrar é, no momento de se vender, apontando o que atingiu em experiências anteriores, acaba se vendendo como um bom profissional no setor que estava anteriormente. Então como evitar cair nessa cilada? A narrativa criada sobre a sua carreira é um dos pontos mais relevantes no momento de uma entrevista - e até para montar uma Cover Letter. Por isso você deve investir tempo nessa tarefa.

 

Sabe a expressão “não existe almoço grátis”? Então, o processo de troca de carreira e emprego é igual. Se você quer ter resultados, precisa investir tempo.


Mas, pensando em tornar essa caminhada mais suave, a Venture People apresenta startups inovadoras e as vagas mais demandadas da Nova Economia, para auxiliá-los nesse processo de decisão.

 

Seu novo desafio já pode estar aqui.

 

Para saber mais sobre como a Venture People pode te ajudar, entre em contato conosco aqui.

Compartilhe essa página!