“Oi, me ajuda com meu LinkedIn?”

Mar 24, 2021        

Milton
“Oi, me ajuda com meu LinkedIn?”

Texto escrito por Amanda Garcia, recrutadora na Venture People.

 “Oi, me ajuda com meu LinkedIn?”


Recebemos muito essa mensagem e entendemos o motivo: o LinkedIn é uma rede social que, se utilizada da maneira certa, pode te gerar ótimas oportunidades. Mas nem sempre é óbvio qual seria essa maneira.


Para começar, é importante afirmar que não existe um único padrão de um LinkedIn perfeito. Mas vamos compartilhar algumas dicas aqui:

  1. Mantenha seu LinkedIn atualizado e correto.

    Parece óbvio, mas muitas vezes nos deparamos com pessoas que demoram meses, às vezes mais de um ano, para registrar uma mudança.
    Imagina se uma empresa busca alguém com experiência prévia em gestão de pessoas e você, que já é coordenador, ainda está como analista no perfil? Pode perder uma boa oportunidade.
    Outra coisa: muitas pessoas colocam apenas o último cargo que tiveram ou tem em cada empresa. Isso gera um ruído de comunicação, porque o recrutador pode interpretar que você está há 5 anos como gerente, por exemplo, mas na verdade você fez toda a trajetória (de analista a gerente, por exemplo) nos últimos 5 anos.

  2. Não coloque habilidades que você não possui.

    Principalmente considerando tecnologias (linguagens, frameworks, ferramentas) e idiomas. Quando você coloca no seu LinkedIn determinada skill, subentende-se que você está pronto para uma oportunidade para a qual uma experiência nela seja um requisito.
    Com habilidades em excesso, você não só polui seu perfil (dificultando para o recrutador identificar se aquela posição é realmente adequada para você) como também pode ser chamado para processos sem fit, o que sobrecarrega sua caixa de entrada (aumentando o risco de você deixar passar uma boa oportunidade) e subutiliza seu tempo e o do recrutador.
    Se quer deixar registrado que está fazendo um curso sobre algo, existem campos para isso. Se quer contar que teve um breve contato com algo ou possui interesse em ter, pode deixar isso mais qualitativamente na sua descrição, evidenciando que ainda não domina o tópico.

  3. O LinkedIn possui a função de criar perfis bilíngues.

    Visitando o seu próprio perfil, no canto superior direito da página, você consegue “adicionar perfil em outro idioma”.
    Isso é muito vantajoso porque possibilita que você apareça no maior número de buscas possíveis, pois, tanto faz se o recrutador pesquisou “performance marketing coordinator” ou “coordenador de marketing de performance”, você estará lá!
    Além disso, algumas pessoas, sem saber dessa função, colocam os textos primeiro em português e depois em inglês embaixo, o que acaba poluindo a página.
    Por último, esse é um jeito simples, mas eficaz, de começar a ser chamado para oportunidades internacionais - e quem não gostaria poder ganhar em dólar ou em euro nos dias de hoje não é mesmo?

  4. Coloque as principais ferramentas e frentes de trabalho em que você atua.

    Cuidado para não poluir, mas, para muitas vagas, por exemplo, procuramos alguém que já tenha tido contato com determinado CRM, ERP, rede social, banco de dados, etc. Colocando isso no seu perfil, você aumenta a chance de aparecer nas buscas em que o recrutador utilize essas palavras-chave.
    Evite também deixar muito genérico: se você é um desenvolvedor back-end, por exemplo, especifique se desenvolve em Java, .NET, PHP, etc. Se você é de marketing, diferencie se sua área é branding, performance, etc.

  5. Revise a escrita

    Outra dica que parece besta, mas é importante. Não só é importante para mostrar profissionalismo e autoridade escrever bem, como um simples typo pode te deixar de fora de uma busca importante.
    Além disso, certifique-se que, ao registrar, por exemplo, a empresa em que trabalhou ou trabalha, você de fato selecionou o perfil da empresa (aparecendo o icon dela e não aquele logo cinza vazio).
    Muitos recrutadores buscam por empresas específicas por uma questão de familiaridade com o setor, por exemplo, e é importante que seu perfil esteja corretamente associado a ela.

 

E aí, alguma dúvida?

Sigam a Venture People no LinkedIn e no instagram (@venturepeoplebr) para mais conteúdos sobre recrutamento e sobre processos seletivos.

Compartilhe essa página!