Os 5 desafios em recrutar numa Startup - e como superá-los

Feb 24, 2021        

Milton
Os 5 desafios em recrutar numa Startup - e como superá-los

O processo de recrutamento é uma das frentes mais relevantes e estratégicas de um time de recursos humanos. Ter um processo eficiente pode ser crucial para o sucesso da sua empresa.

Que as pessoas são o centro do negócio não é novidade.

O que nem sempre fica claro é a importância de ver pessoas além do cliente, mas de seus próprios colaboradores. Além de serem o motor dos negócios da empresa, eles devem ser também os maiores embaixadores da sua marca.

Pensando nisso, o caminho de quem recruta para startups vem com alguns desafios adicionais.

1. Tempo é tudo

Construir um negócio do zero vem acompanhado de uma infinita lista de "To-do".  A busca por parceiros que irão definir sua persona, rodar seus MVP's, criar hipóteses a serem destadas, definir sua estratégia de comunicação e de prospecção. 

A alta carga de trabalho concentrada em poucas pessoas gera um alto custo de oportunidade.

De um lado, por alocar fundadores, diretores e c-levels em todo - ou em grande parte - do processo de recrutamento - da prospecção às entrevistas, de forma que seu alto custo por horas alocadas não os permitem que façam outras atividades essenciais para dar tração ao negócio. Por outro lado, causado pelo mesmo problema de alocação de recursos, deixando o processo de recrutamento lento de forma que se perde muitos candidatos bem qualificados para outros processos mais ágeis. 

 

2. Ninguém sabe quem você é. Promova-se!

Quando os candidatos procuram por oportunidades, eles buscam por empresas com as quais se identificam - seus valores, missão, propósito, etc.

É natural que uma pessoa com dieta vegana não se identificará em trabalhar em um frigorífero, por exemplo. Se os seus valores não estão claros e acessíveis para os candidatos, você pode perder a oportunidade de atrair excelentes talentos com fit culturais - ou perder bons candidatos que deixam de se inscrever de forma ativa, reduzindo seus esforços de prospecção.

O LinkedIn é uma ótima ferramente de comunicação empresarial. Um branding pessoal dos fundadores pode ser um grande diferencial quando atrelado a uma forte marca pessoal.

 

3. Ninguém sabe quem você é. Ganhe credibilidade!

Nada melhor do que ganhar credibilidade através do boca-a-boca gerado pelos seus próprios clientes.

Quando estamos iniciando uma startup, contudo, nem sempre temos uma base de clientes grande o suficiente para gerar indicações a ponto de escalar seu negócio na velocidade necessária. É por isso que precisamos pensar em outra forma de ganhar credibilidade. 

Usar os recursos disponíveis na empresa é essencial. Assim como os seus clientes, a indicação de seus colaboradores pode ser um meio bastante eficiente para atrar não só outros clientes, como bons colaboradores.

 

4. Companhias grandes têm mais a oferecer

É muito escutado que, no momento de competir por talentos, as empresas maiores são mais atrativas em termos de benefícios. 

Mas será que isso é verdade?

Muitas das grandes empresas e das multinacionais são vistas, principalmente pelas gerações mais jovens, como estruturas rígidas, burocráticas e ineficientes. Apesar de mais dinheiro, clientes e até a sensação de mais oportunidade pelo seu tamanho. Quando falamos de startups, essas são normalmente descritas como ágil, crescimento rápido, disrupção, impacto, falta de processos, pequena e com risco. 

É claro que cada uma tem suas vantagens e desvantagens e há perfis de pessoas para todos os gostos. Com isso em mente, para atrair os melhores colaboradores para a sua empresa, é importante entender qual estilo de vida e liderança que sua startup oferece e se elas vão de encontro com o seu candidato ideal - imagine sua Persona, como cliente. Você deve ter a mesma ideia para seus colaboradores. 

Oferecer desafios que motivam, mas que prezam ainda por uma qualidade de vida, é algo que muitas vezes a rigidez e burocracia de uma multinacional não é capaz de oferecer. Em startups, a qualidade de vida somada a desafios e uma rápido crescimento de carreira, tem se tornado benefícios muitas vezes superados até pelo nível salarial.

Além disso, a ideia por traz das startups, em trazer soluções para dores do mercado de forma desruptivas, trazem junto com os desafios de fazer um MVP se tornar uma empresa consolidada, há em sua grande maioria um apelo social e pessoal ao fazer parte de soluções que trazem impacto positivo na qualidade de vida das pessoas - e até serem sócios e co-criadores dessas soluções - tem cada vez mais valor no mercado de trabalho.

 

5. Não há orçamento para contratar

Esse é um dos maiores desafios. Contratar colaboradores pode ser visto por dois pontos de vista: como custo ou como investimento - e a forma como você os vê pode fazer toda a diferença para atrair os melhores candidatos.

É por isso que os fundadores precisam entender a diferença entre construir um time e realizar um trabalho.

Se você busca criar um time, então você busca um investimento, alguém que se identifica com a cultura, valores e missões da empresas, sendo assim, co-responsável pela história de sucesso da empresa no longo prazo.

Entendemos que diante de um orçamento limitado, nem sempre é possível realizar o processo in-house.

É por isso que a Venture People busca fazer as perguntas certas para entender a cultura e vestir a camisa de nossos parceiros, nos tornando o braço direito de RHs estratégicos.

 

Quer saber mais? Contate a Venture People por aqui.

 

 Source: EY

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